Estressando CPU, memória RAM e disco rígido no Linux com Stress-ng


 
Precisando testar até onde vai a estabilidade de seu PC? Para fazer isso, instale e use a ferramenta de stress stress-ng.
stress-ng é uma ferramenta com a qual podemos “estressar” o processador, memória RAM, disco rígido, sdd e etc do PC, usando o terminal Linux.
Existem muitos usuários que utilizam programas para “estressar” o computador pessoal, que é uma operação útil, pois permite verificar se o PC permanece estável e confiável em qualquer tipo de uso. Graças a esse tipo de ferramenta é possível colocar uma pressão sobre o processador, placa de vídeo, disco rígido e etc, para garantir que tudo está funcionando corretamente.


As características especiais do stress-ng, permitem a realização de testes específicos para cada componente. Com isso dá para lidar com a carga de trabalho da CPU, operando em velocidade de leitura e escrita de nosso disco rígido ou sdd etc ..

O stress-ng possui muitas opções dedicadas que permitem realizar teste direcionados para cada componente individual. Com isso é possível, poe exemplo gerenciar cargas de trabalho de cpu, operações de leitura e escrita, velocidade do disco rígido ou sdd e etc.

Como instalar a ferramenta de stress stress-ng

 

stress-ng é uma ferramenta incluída nos repositórios oficiais do Debian SID, Jessie e 8 e Ubuntu 14.10. Para as versões anteriores, você pode baixar o pacote DEB que está disponível na página do programa ou no caso do Ubuntu e seus derivados, você pode fazer o seguinte:


Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);


Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:


sudo add-apt-repository ppa:ferramroberto/lffl


Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update


Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install stress-ng


Passo 5. Depois de instalado, para usar o programa use esse exemplo recomendado pelo desenvolvedor do projeto:

stress-ng --cpu 1 --vm 1 --hdd 1 --fork 1 --switch 1 --timeout 10 --metrics


Passo 6. Para conhecer todas as opções disponíveis, basta digitar:

stress-ng -h



Tutorial retirado desse site